Na cidade dos 5 “F” e do H de Hospitalidade

22 Maio, 2017 | Guarda
Guarda, Pedro Carvalho

A Guarda, cidade mais alta de Portugal, é conhecida pelos 5 “F”: Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa. Mas também muito Hospitaleira.

Segundo a história, a Ordem Hospitaleira esteve presente na Diocese da Guarda com os Reais Hospitais Militares de S. João de Deus de Almeida e de Penamacor, administrados pela Ordem durante os séculos XVII-XVIII, com o Colégio de Nossa Senhora do Carmo, de Aldeia da Ponte (Sabugal) e na Restauração da Ordem, por S. Bento Menni, em 1890. Ainda a destacar que uma boa parte dos Irmãos de S. João de Deus que ingressaram na Ordem ao longo do séc. XX são naturais desta diocese. Cerca de 445 irmãos.

A Fundação S. João de Deus está na cidade da Guarda há quatro anos e pretende dar continuidade a esta aventura de amor e de serviço em prol daqueles que mais necessitam de gestos de compaixão, solidariedade e misericórdia, para com os doentes, os pobres e os idosos.

Atualmente na Guarda está a decorrer o projeto “Academia da Memória “.

É um projeto inovador e único no concelho da Guarda, que realiza sessões de estimulação cognitiva em diversos centros de dia e de convívio. Os objetivos são prevenir situações de demência, combater o isolamento social e geográfico e promover a saúde mental na cidade e nas aldeias do concelho.

No passado dia 9 de Fevereiro dinamizámos um chá da hospitalidade com um grupo de benfeitores e amigos. Foi muito interessante a partilha de histórias de vida entre os membros do grupo e perceber como cada um teve contacto e conhecimento da Fundação S. João de Deus e do seu trabalho. Destaca-se a história de uma senhora em particular que, ao contrário dos outros elementos do grupo que só conhecem a Fundação há poucos anos ou meses, conhece a obra dos Irmãos de S. João de Deus há muitos anos porque a seu irmão tinha uma doença mental. Era esquizofrénico e esteve muitos anos internado na Casa de Saúde do Telhal, estando muito agradecia pelo tratamento digno que seu irmão recebeu e pela qualidade de vida que lhe proporcionaram.

Ainda em Fevereiro, no dia 17, organizámos na Guarda o primeiro Almoço Solidário de Carnaval. Foi um dia cheio de alegria, com muitas emoções e recordações. Ver o grupo tão envolvido e sempre a agradecer-nos pelo carinho, pela Hospitalidade com que os estávamos receber e por lhes proporcionarmos um dia diferente.

No dia 8 de Março, Dia de S. João de Deus, estaremos presentes na Eucaristia das 18h00, na Igreja de S. Vicente (Guarda). O ofertório irá reverter a favor dos projetos da Fundação S. João de Deus e iremos falar sobre S. João de Deus, do seu percurso de amor e dedicação ao próximo.

No dia 9 Março iniciamos o grupo “Ciclo de Oração de S. João de Deus” que se vai reunir com o intuito de orar pelos que mais necessitam e pelas intenções particulares de cada um dos benfeitores e amigos.