QUEM SOMOS

 

A Fundação S. João de Deus (FSJD), instituída pela Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (PPOHSJD) em 20 de Novembro de 2006, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com estatuto de utilidade pública, vocacionada para o auxílio aos doentes e aos mais carenciados. Com sede em Lisboa, em 2012, criou a sua primeira Delegação na Guarda. Como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), a instituição tem como objectivo a coordenação ou apoio de outras iniciativas – principalmente nos países em vias de desenvolvimento e subdesenvolvidos – tais como ajudas humanitárias de emergência ou de calamidade pública, de reabilitação e de desenvolvimento social e comunitário. Para tal, a Fundação apoia as missões dos Irmãos por todo o mundo, procurando promover a resolução dos problemas mais urgentes de cada região.

A Ordem Hospitaleira de S. João de Deus encontra-se actualmente presente em 50 países, nos cinco continentes, com cerca de 400 obras apostólicas (hospitais, clínicas, centros, missões humanitárias em países em vias de desenvolvimento). Tendo recebido como herança o carisma da hospitalidade, os Irmãos de S. João de Deus seguem o exemplo do Santo fundador, acompanhados por colaboradores profissionais e por cerca de 8.000 voluntários que assistem anualmente cerca de 17 milhões de pessoas.

Realizar, promover, coordenar e patrocinar investigação, formação e cooperação nas áreas da saúde, integração social e comunitária, desenvolvimento humano, qualidade de vida, prevenção, assistência e reabilitação de doentes e outros grupos de risco.

Entregar a totalidade do valor recebido em donativos, respeitando integralmente a vontade dos seus benfeitores e mecenas, assegurando a sua sustentabilidade pela valorização do património disponível, sempre no pressuposto de fazer o bem, bem feito!

A Fundação S. João de Deus segue, em confiança e alinhamento institucional, os mesmos valores que a sua instituidora: Hospitalidade. Qualidade. Respeito. Responsabilidade. Espiritualidade.

Porquê apoiar os nossos projectos sociais?

Entregamos 100% do valor do seu donativo à causa que escolher apoiar.

Tem benefícios fiscais no seu IRS.

Apoiamos a formação escolar de crianças e jovens em Timor-Leste.

Promovemos a integração social e profissional de pessoas com doença mental.

Apoiamos pessoas em situação de isolamento social e solidão.

Desenvolvemos actividades de prevenção de doença mental.

Documentação & Downloads